História

ASSOCIAÇÃO BATISTA GRAPIUNENSE

HISTÓRICO

• A Associação Batista Grapiunense, hoje composta por 60 Igrejas, foi organizada em 30 de março de 1958 por desmembramento da Associação Rionovense em festiva assembléia realizada na 1ª Igreja Batista de Itajuípe, por iniciativa de importantes líderes denominacionais como os pastores Abílio Pereira Gomes, Jessé Maria da Silva, Deraldo Pereira, Apolônio Brito, e missionária Alzira Brito dentre outros. O nome “Grapiunense” foi cunhado por eles como variante batista do adjetivo Grapiúna, que designa a região cacaueira do sul do estado da Bahia.

• Desde então a Associação Batista Grapiunense tem cumprido de maneira excelente o seu papel de órgão integrador dos esforços evangelísticos, educacionais, inspirativos e missionários das Igrejas no seu campo de atuação. O avanço do trabalho missionário e o crescimento das igrejas da Associação Batista Grapiunense é uma realidade.

• A ABG, tem sua sede na Av. Inácio Tosta Filho, 118 – Centro, Edf. Vila Rica, sala: 203 – Itabuna/BA – CEP:45.600-933 – Tel: (73)3211-3521 e-mail: batistagrapiunense@hotmail.com, com lema: “Igrejas unidas proclamando a graça do Senhor”, busca estimular as igrejas associadas a promoverem o Reino de Deus com firmeza e eficiência, a manterem a comunhão fraternal fortalecida e a identidade denominacional pela fidelidade aos princípios bíblicos defendidos pelos batistas, equipando-as e dando apoio a seus projetos afim de que desenvolvam uma crescente ação evangelística e missionária.

AÇÕES

• Como importante instrumento para a preparação de obreiros e capacitação de líderes no âmbito das nossas igrejas, a ABG criou em 1995 o Seminário Teológico Batista Grapiunense, que vem cumprindo o seu papel de maneira amplamente abençoadora e continua crescendo e investindo na ampliação da visão missionária dos obreiros que tem sido entregues ao campo. Temos atualmente 65 alunos matriculados no curso de Teologia; o STBG oferece também o curso de Pedagogia Cristã e o curso médio em Música Sacra.