• banner convencao
  • jmm
  • Untitled-1
  • cme una

SOCIAL

Missões: Manifestação do Amor de Deus

Texto Bíblico: Lucas 19:10

Introdução: Realizar missões é manifestar de maneira clara e vívida o amor de Deus por cada homem. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jesus Cristo é a revelação plena e absoluta do amor de Deus, por essa razão ele é a mensagem por excelência do evangelho. Pregar o evangelho é revelar ao mundo Cristo como única esperança.

Entender isso nos faz compreender ação missionária de Deus. Deus é missionário por natureza, “A missão não é, pois, primeiramente uma atividade da igreja, mas um atributo divino” (David Bosch). Por essa razão muitos afirmam que missões começam primeiramente no coração de Deus.

O Doutor em missiologia, David Bosch, faz uma distinção entre o termo MISSÃO e MISSÕES, Na concepção de Bosch, este primeiro conceito refere-se à missio Dei. Pois, no seu entendimento, a missão de Deus diz respeito à auto-revelação de Deus como aquele que ama este mundo de modo inefável e absoluto. Descrevendo, portanto a ação de Deus através do povo de Deus e de sua presença no mundo.
missões referem-se às diferentes formas adotadas pelas igrejas para pôr em pratica a missão como participantes da missio Dei.
A missão é primaria; as missões são secundarias derivadas da primeira. Ainda para Bosch, sendo a missão de Deus atividade de Deus, ela abarca tanto a igreja quanto a mundo. A igreja, portanto é privilegiada em virtude de sua vocação de ser parceira dessa ação de Deus, mas jamais exclusivamente.
Por essa, razão Deus está comprometido com o mundo.
Missões começam com Deus mesmo. Começam por causa do seu próprio caráter que é missionário. Ele é o Deus que busca e procura o ser humano. Sendo o Deus santo, Ele deseja compartilhar a sua santidade com as nações. Se o ser humano pudesse se salvar pelo próprio esforço, então, não haveria necessidade da ação de Deus.
“A ação missionária de Deus, visando o cumprimento de sua agenda, está evidenciada em Gênesis 3:15. É o proto-evangelho. É Deus quem procura o homem (Gn 3:8). Deus é o primeiro missionário. Existem no mundo muitas religiões que são o esforço do homem em busca de Deus. Aqui é o reverso: é Deus quem procura o homem. Cristo, que estava com o Deus Pai na criação (Jô 1:1-14), é o cumprimento das promessas redentoras de Gênesis. Ele trouxe significado ao ser humano e à sociedade.”

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. (Lucas 19:10)

I. O TEMA CENTRAL DA IGREJA DEVE SER A SALVAÇÃO DO HOMEM

Isso porque a missão não existe por causa da igreja, mas sim a igreja por causa da missão. Logo, a missão da Igreja é a missão de Deus. E a missão de Deus é a salvação do homem perdido.

- O Ministério terreno de Jesus (Curas, demônios, milagres, etc.)
• A sua prioridade foi, e é a salvação do homem;
• Ele preparou os seus discípulos a fazer o mesmo;

João 17:15 “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”.

“A ausência da igreja neste mundo representaria a derrocada da sociedade” (Pr Salvador Aguiar)

A igreja tem uma responsabilidade muito grande neste mundo, de cumprir, realizar a “missio Dei”, que por sua vez é a sua missão: “proclamar a mensagem de esperança salvadora de Cristo”

- Deus confiou essa missão a igreja: Mateus 28.19-20: “ Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”

Logo a missão da igreja é seguir a missão de Jesus, que é a de trazer a salvação (Luc 19.10; Jô 20.21). A Igreja foi dado o ministério da reconciliação (2 Co 5:18) e a tarefa de tornar visível as virtudes de Jesus no mundo (1Pe 2.9). Deus deseja que a igreja seja uma comunidade missionária.
II. DEUS AMA O MUNDO ATRAVÉS DA IGREJA
Existe missão porque Deus ama o mundo e quer que o homem se reconcilie com ele. A origem de missão é o coração Paterno do Deus Triúno.

- A igreja é a extensão do amor de Cristo.
- A igreja de Cristo precisa estar fortemente ligada a Ele: “O desejo de Jesus deve ser o meu”. “ Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer”. (João 15.5)

Jesus veio salvar o perdido – logo a missão da igreja é alcançar os perdidos. (O corpo de cristo, seu braço, pernas, ouvidos, boca, etc.)
(Roberto E. Zwetsch – Missão como com-paixão, pg. 86)
- A tarefa da igreja desse Deus missionário – como enviada – é ver, ouvir, chamar, orientar, apontar, ajudar e tornar-se solidária como parte do testemunho daquela ação de Deus. A missão aponta para alem de si mesma e da própria igreja que ajuda a construir. Ela indica para o horizonte do reino de Deus. O reino de Deus é o alvo e a igreja existe a serviço desse reino futuro, mas que já se antecipa em sinais aqui e acolá.

A igreja é missionária por natureza, por que é obra de um Deus missionário.
Karl Hartenstein e Karl Barth em um contexto de crise do cristianismo no século 20, afirmaram que a fé cristã e a própria igreja são, por definição, essencialmente missionárias. A missão é a razão de ser da Igreja. E cada geração precisa redefinir o que entende por missão.
A igreja, como povo de Deus, surge dessa missão e participa dela. A igreja é o resultado e a co-protagonista da missão de Deus. A igreja nasce, mantém-se e transforma-se pela missão de Deus. Ao mesmo tempo, ela também é sujeito ativo nessa missão. Isto é, a igreja discerne e descobre a atividade de Deus no mundo e dela participa.
(Justo L. González, Carlos Cardoza Orlandi – Historia do movimento Missionário – Ed. Hagnos. p. 23)
I Pedro 2.9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
Em Romanos 7.4: “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus”.
A igreja para cumprir a missão de Deus, precisa realizar missões.
“Adoradores aqui, missionários lá fora”.
II Corintios 2.14-3:3, Paulo afirma que no cumprimento da missão de Deus, precisamos:
• Aromatizar, exalar o perfume suave de Jesus no ambiente onde você mora;
• Ser a tradução do evangelho para o mundo. Você tem que ser uma carta escrita aberta e lida por todos;
Particularmente, cada um de nós deve conduzir pessoas a Jesus.
Conclusão: Atos 1.8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
1- Recebemos Poder – Cada crente vivendo cheio do Espírito Santo para realizar a missão.
2- Somos Testemunhas de Cristo – Cada crente falando do que Cristo fez e está fazendo em sua vida.
3- Locais para o Testemunho:
• Jerusalem – nossa Cidade
• Judeia – nosso Estado
• Samaria – nosso País ou continente
• Confins da terra – o mundo todo.
4- Como testemunhar:
• INDO –
Ø Alguns indo aqui na cidade, evangelizando no trabalho, na escola, etc.
Ø Alguns, com chamada especial, indo ao campo missionário em outros lugares.
• ORANDO – por meio da oração podemos alcançar as nações.
• CONTRIBUINDO FINANCEIRAMENTE – Nosso dinheiro será usado para o sustento dos missionários; e com isso estaremos testemunhando através deles em outros lugares.

Comentários

Uma resposta para “Missões: Manifestação do Amor de Deus”

  1. graça e paz,hoje passamos a observar o povo de Deus muito acomodado nas igrejas,quando é falado esta palavra vamos contribuir com missões, isso é gratificante,+ a igreja n pode nem deve ficar só com esse responsabilidade de contribuir,+ sim de ir e incentivar o povo ir,pois Jesus disse ide por todo o mundo e pregai, ele n disse vc contribui e esta tudo bem!se eu só contribuir e n for nada feito, porque muitas as vezes o DINHEIRO n chega onde é pra chegar eu sou prova disso, acho q devemos rever este conceito, e procurar incentivar as nossas igreja a fazer missões a ir! n sou contra a contribuição mas a igreja que manda é responsável, independente de qualquer coisa o povo esta nessa estou contribuindo n posso ir!essa é a minha visão porque sou um Pastor missionário gosto de missões porque jesus disse dai de graça o que de graça recebeste, hoje se eu convidar um pregador pra ele falar de missões ou outra pregação tenho que esta com o DINHEIRO na mão se n for assim ele n vem!a palavra n pode e nem deve ser vendida,muitas vezes escutamos em púlpito pregadores dizer viver do Evangelho é muito dificultoso + só que Jesus n chamou ninguém pra viver do Evangelho + sim de pregar o Evangelho, passamos a ver que os direito estão trocados e o povo de braços encruzados esperando a morte chegar pra aqueles que ainda n conhece Jesus, a ir dizem estou contribuindo esta tudo bem.espero que os amados posam entender o meu comentário precisamos de ir n só contribuir é fazer voltar os valores da igreja primitiva, enquanto a igreja n despertar pra ir ela fica.graça e paz.

Deixe uma resposta